Top Cursos de Massoterapia
artigo

O que é Massoterapia? Para Que Serve e Quais Seus Benefícios Para a Saúde

Última Atualização: 
30/8/2021
Clique para votar
0
votos estrela

A Massoterapia é uma técnica de massagens cujo objetivo é amenizar dores no corpo e aliviar condições de estresse. O procedimento realizado em uma sessão, vai muito além das massagens mais conhecidas.

Em outras palavras, é uma estratégia que reúne um conjunto de massagens, não se restringindo a apenas um tipo. Na verdade, as pessoas que buscam esta atividade, estão cogitando uma nova alternativa para solucionar seus problemas.

Essa atitude é compreensível, já que além de promover o bem-estar geral, tanto físico quanto psíquico, esta terapia serve também para finalidades estéticas.

História da Massoterapia

A massoterapia possui uma história interessante, que se entrelaça com a origem da massagem mais simples. É um tratamento milenar que foi muito utilizado pelas civilizações antigas. Chineses, gregos, romanos e egípcios já reconheciam os benefícios da técnica, e a utilizavam.

A princípio servia como modo de relaxamento, porém, logo se descobriu a aplicabilidade terapêutica do procedimento. Sendo assim, gradativamente foi sendo utilizada na prevenção e auxílio nos tratamentos  de doenças.

Mas, nem tudo correu sempre bem em relação à Massoterapia. No decorrer da Idade Média, a Igreja Católica proibiu a atividade alegando ser pecaminosa devido aos toques de contato a que o corpo era submetido. Somente no século XVI esta visão começou a mudar.

Hoje é uma profissão muito vantajosa que está crescendo e criando boas oportunidades no mercado de trabalho.

Para que serve a Massoterapia

Esta estratégia inclui um conjunto de massagens cuja finalidade é promover o bem-estar geral e ajudar nos tratamentos convencionais. A ação desta terapia é benéfica em diversos aspectos.

Funciona como coadjuvante nos tratamentos físicos, emocionais e estéticos.

Benefícios da Massoterapia

As vantagens de submeter-se às técnicas da Massoterapia vão além do relaxamento muscular, esta atividade também é benéfica para:

  • Auxiliar a circulação sanguínea;
  • Eliminar resíduos descartados durante o processo metabólico do corpo;
  • Acentuar a liberação de dopamina e serotonina. Estes hormônios atuam promovendo sensação de felicidade, melhorando a disposição e o bom humor e aliviando dores musculares e até mesmo enxaquecas.
  • Ajudar na redução da liberação de cortisol que é o hormônio do estresse
  • Melhorar a imunidade, revigorando o sistema imunológico.  

Além disso, a Massoterapia também age aliviando a tensão das fibras musculares. Esta tensão gerada por postura incorreta e estresse, causa dor e desconforto.

Com as massagens deste procedimento a pele se aquece, promovendo dilatação dos vasos, e esta ação melhora o fluxo sanguíneo. Em virtude disso, as fibras musculares recebem mais oxigênio e mais nutrientes, em resposta, ocorre maior relaxamento e alívio da tensão.

Não faltam benefícios também na área estética. Apesar de não ser capaz de combater a obesidade, a técnica é utilizada em clínicas de beleza e Spas como coadjuvante no combate às gorduras e à celulite. Sua ação ocorre especialmente na estimulação do fluxo sanguíneo e como drenagem linfática.

Outro fator importante para quem quer especializar-se como Massoterapeuta é saber quais procedimentos abrange. Saiba, portanto, que um profissional desta área pode atuar oferecendo as seguintes técnicas de massagem:

Terapêutica; Relaxante; Estética e Drenagem Linfática;

Diante de tantas vantagens, não é de estranhar que tantas pessoas estejam interessadas em fazer um curso de Massoterapia. É notória a relevância dessa atividade no mercado de trabalho.

Fontes

Comentários

Ainda não existem comentários neste artigo. Seja você o primeiro!

Deixe um comentário

*Não precisa fazer cadastro.
Estamos analisando seu comentário e jaja ele será publicado.
Oops! Alguma coisa está errada. Verifique os campos e tente novamente!

Siga-nos