Top Cursos de Massoterapia
artigo

Massoterapia Ou Massagem? Características E Diferenças

Última Atualização: 
30/8/2021
Clique para votar
0
votos estrela

Não saber a qual recorrer é um problema para quem precisa adotar um dos tipos para auxiliar a saúde, ou até mesmo para quem deseja começar a estudar para se tornar um profissional.

Esclareça de uma vez por todas a confusão e descubra o que são e quais as diferenças.

O que é Massoterapia?

A Massoterapia é uma categoria de massagens com objetivos terapêuticos. Estas técnicas terapêuticas de massagem descobertas e criadas há milênios, nasceram junto as mais antigas culturas da humanidade. Sua ação consiste na aplicação de massagens que beneficiam a saúde em seus mais diversos aspectos.

Sua origem se mistura de tal forma com a história da humanidade, que não se pode dizer, exatamente, em que ano surgiu ou qual povo leva o crédito por sua criação.

O que se conhece dela, com certeza, é que os primeiros sinais de seu uso estão vinculados às civilizações orientais mais antigas.

No começo somente os orientais a usavam como modo de prevenir e sanar problemas de saúde.

Enquanto no Egito os sacerdotes apreciavam a técnica como relaxamento, os gregos e romanos descobriram a face terapêutica dos procedimentos e já a empregavam como auxiliar nos tratamentos de saúde.

Apesar disso, a Massoterapia não passou intocada pela Idade Média. Neste período, a Igreja Católica manifestou-se contra, e a prática foi considerada profana devido ao contato manual com o corpo que a execução exigia.

A aplicabilidade da Massoterapia como recurso para saúde só foi desvendada muito mais tarde.

Ambroise Paré, um famoso cirurgião do século XVI, reconhecido posteriormente, por alguns, como pai da Massoterapia, publicou um escrito que sugeria a aplicação da fricção como estratégia para recuperação pós-cirúrgica.

A partir daí a técnica começou a ser realmente explorada no Ocidente. Descobriram sua grande possibilidade de aplicação como terapia. Adotaram-na como auxiliar coadjuvante da saúde.

Novos conhecimentos foram sendo acrescentados, e dia a dia a Massoterapia ganha o mundo com sua incrível diversidade de procedimentos.

Diferenças entre Massagem e Massoterapia

A palavra  Massoterapia é uma associação dos termos "massagem + terapia". Isto nos leva a compreender que as técnicas massoterapêuticas são realizadas por massagens corporais.

São utilizados, principalmente, os dedos e as palmas das mãos, da mesma forma que são realizadas as massagens convencionais.

Este fato deixa confuso o entendimento a respeito das duas coisas.

A verdade é que a diferença não está na forma de aplicação dos vários procedimentos, uma vez que, em todos eles a massagem é usada, e as vezes, até fazendo uso das mesmas ferramentas. O que diferencia estas atividades é, na verdade, a formação dos profissionais capacitados que as exercem.

Outro ponto divergente é a variedade de métodos com os quais um Massoterapeuta está preparado para trabalhar.

Sendo assim, entenda que os movimentos realizados em cada massagem são iguais, pois não podem fugir às normas de aplicação.

Uma massagem sueca, por exemplo, considerada clássica, está presente tanto nos aprendizados dos massoterapeutas, quanto no dos massagistas. Ambos a executam.

Exemplificando a Questão

A massagem sueca teve origem na Grécia antiga, mas foi um sueco que a adequou ao uso moderno. Ele baseou-se nos movimentos que os gregos usavam e desenvolveu uma técnica. Denominou-a, então, de Massagem Clássica.

São empregados 5 movimentos fundamentais, que não mudam, independentemente de ser realizada por um Massoterapeuta ou um Massagista.

O essencial é que o profissional  esteja devidamente qualificado para efetivar este tipo de  massagem. Tanto um quanto outro devem ter conhecimentos suficientes para executá-la profissionalmente, de forma adequada e com segurança para o paciente.

Dependendo do objetivo de cada receptor, essa massagem pode vir a ter fins terapêuticos e sofrer mudanças, variações e adição de ferramentas para auxiliar em um problema medicinal e até psicológico. Quando isso acontece o profissional qualificado deve ter conhecimentos em Massoterapia para poder ministrar o tratamento terapêutico correto indicado.

Por fim, podemos concluir que todas as práticas da massoterapia são massagens, porém, aplicadas de forma diferente, conforme especificidade de cada uma, necessidade do cliente e capacitação do profissional massagista.

Tipos de Massagens Comuns e Massagens Massoterápicas

Já sabemos que as diferenças que existem entre massagens comuns e massagens massoterapêuticas se referem à aplicabilidade. Sendo as técnicas usadas pela Massoterapia aplicáveis a problemas de saúde.

Dessa forma, cada massagem na massoterapia pode ser indicada especificamente para determinados problemas de saúde.

Veja as características e utilidade de algumas massagens abaixo, todas elas massagens massoterapêuticas e podem ser aplicadas por um Massoterapeuta.

Massagem Clássica

Também chamada de Massagem Sueca ou Massagem Relaxante.

É a massagem mais convencional. Faz parte do currículo dos cursos de massagista e massoterapeuta.

É considerada essencial ao aprendizado inicial. Ela é muito indicada em casos de dores lombares, dor na coluna,  enxaqueca, relaxamento muscular, etc...

Massagem Desportiva

Auxilia na retirada de resíduos do metabolismo, que ficam no corpo após a atividade física. Otimiza a elasticidade muscular e melhora a circulação do sangue. É muito procurada pelos atletas.

Drenagem Linfática

Promove a ativação do Sistema Linfático, reduzindo a retenção de líquidos corporais. Sua prática é baseada na Massagem sueca. Ela otimiza a circulação do sangue, auxilia no combate à celulite, melhora inchaços e proporciona relaxamento.

Ventosa

Trabalha a pele e os músculos através de vácuo criado por ventosas que promovem uma espécie de sucção. Muito usada no controle e tratamento de celulite, dores e inchaço.

Reflexologia

Usada para relaxamento e para recuperar a energia perdida no cotidiano. É realizada através de massagens nos pés. Ela alivia estresse e dores, e também melhora ansiedade e nervosismo.

Shiatsu

Massagem de origem japonesa. Diminui a ansiedade, o estresse e o cansaço físico. Melhora a depressão, diminui a tensão muscular, e alivia dores.

Massagem Tailandesa

Como o nome informa, é originária da Tailândia. É uma massagem que com técnicas de alongamentos, semelhantes aos aplicados na Yoga. Ela melhora a flexibilidade muscular, ativa o fluxo sanguíneo e otimiza a energia.

Shantala

Sua origem é na Índia. É uma massagem própria para bebês. Alivia cólicas e acalma, promovendo o bem-estar da criança.

Massagem com pedras quentes

Pedras quentes de basalto são colocadas em várias partes do corpo e são movimentadas em círculos, suavemente. Serve para aliviar dores musculares, para relaxar e melhorar a tensão nervosa.

Massagem de ponto-gatilho

Indicada para curar lesões e melhorar dores crônicas. A massagem foca em pontos chamados pontos-gatilhos, sendo regiões de tensão muscular.

Massagem Abhyanga

É feita com óleos nutritivos em temperatura amena. Estes são passados no corpo do cliente, enquanto o massoterapeuta atua, fazendo uma movimentação leve. É ótimo relaxante muscular, ativa fluxo sanguíneo, favorece o sistema digestório, atua sobre os nervos e  sistema linfático.

Características da Massoterapia

Veja algumas características apresentadas pela Massoterapia:

  • Constitui-se de um conjunto com diversas técnicas de massagens terapêuticas.
  • O curso de Massoterapia ministra diversas especializações. O aluno sai capacitado em técnicas orientais, ocidentais e técnicas avançadas mais inovadoras;
  • O Massoterapeuta aprendeu conhecimentos avançados de Anatomia e está habilitado com saberes que englobam Biomecânica, Fisiologia e Biossegurança.
  • A Massoterapia prepara para atuar como terapia alternativa em muitas patologias. Um exemplo está no pós-operatório, onde as massagens exercem papel fundamental.

Massoterapia servindo ao pós-cirúrgico

Muitas vezes, são utilizadas massagens no pós-operatório. Pessoas que foram submetidas a cirurgias têm forte tendência a reter líquidos, causando edemas e mal-estar. Além disso, uma cirurgia pode deixar hematomas e muitas dores.

Nesses casos, a Drenagem Linfática é a massagem indicada, inclusive, para otimizar o processo de cicatrização.

Um cuidado especial também deve ser dado ao profissional que aplica as massagens. É preciso ter conhecimentos mais aprofundados sobre Anatomia e Fisiologia, para não causar malefícios ao paciente que já está debilitado, devido à operação.

Qualquer movimento, pressão ou fricção em local errado pode causar sérios problemas no pós-cirúrgico, como um processo inflamatório grave.

Nesses casos a Massoterapia é primordial. O Massoterapeuta recebe formação que o prepara para esses casos delicados. O aprendizado que recebe é voltado para cuidar do corpo humano. 

Características da Massagem

  • Constitui-se de massagem convencional.
  • O Curso de Massagem ensina os movimentos básicos e o método tradicional de massagear.
  • O massagista precisa buscar outros cursos livres para especializar-se em outras técnicas, caso queira oferecer maior diversidade e crescer na profissão.
  • O Massagista aprende conteúdos básicos de Anatomia e técnicas de relaxamento muscular.
  • A Massagem é aplicada principalmente para relaxamento muscular, alívio do estresse, insônia e descanso. Não possui base para aplicações terapêuticas.
  • É um campo de atuação mais básico. O Massagista não recebe formação que lhe permita atuar em casos patológicos como pós-cirúrgico, tratamento de lesões, má circulação, etc.
  • Para executar as massagens terapêuticas que envolvem terapias específicas e auxiliam nas doenças, o massagista precisa cursar especializações que o qualifiquem para isso.

Retorno Potencial - Salários

O valor cobrado por Massagistas gira em torno de R$30,00 a R$280,00.

Os custos de uma seção de massoterapia com objetivos médicos podem ser muito maiores, levando em consideração a responsabilidade com a saúde envolvida no tratamento.

Abaixo você pode conferir alguns valores de seções comuns cotadas na internet.

Tipos de Massagens e preços:

  • Ayurveda R$ 180 - R$ 260
  • Drenagem linfática R$ 120 - R$ 165
  • Massagem com pedras quentes R$ 90 - R$ 140
  • Massagem facial R$ 30 - R$ 90
  • Massagem modeladora R$ 100 - R$ 165
  • Massagem relaxante R$ 100 - R$ 160
  • Reflexologia R$ 30 - R$ 80
  • Reiki R$100,00 - R$150,00
  • Shiatsu R$ 120 - R$ 150
  • Tailandesa R$ 200 - R$ 280

*Valores pesquisados em Maio de 2021.

Massoterapia e Massagem são duas profissões de uma mesma área. Diferem entre si devido à formação que seus profissionais recebem e pelo serviço que podem prestar.

Enquanto uma é terapia e está mais qualificada para auxiliar a medicina, a outra foca no relaxamento e alívio do estresse, porém, são semelhantes em muitos pontos, inclusive nas vantagens e desvantagens do trabalho que realizam.

Fontes

https://www.verdeate.com/auxilio-massagem-recuperacao-cirurgias/ https://www.ecycle.com.br/tipos-de-massagem/ https://dicasdemassagem.com/drenagem-linfatica-no-pos-operatorio

Comentários

Ainda não existem comentários neste artigo. Seja você o primeiro!

Deixe um comentário

*Não precisa fazer cadastro.
Estamos analisando seu comentário e jaja ele será publicado.
Oops! Alguma coisa está errada. Verifique os campos e tente novamente!

Siga-nos