Precisamos falar de forma especial na atuação profissional autônoma. Quem trabalha por conta própria tem grandes possibilidades de alcançar sucesso.
Há muitos Massoterapeutas que começaram devagar, atendendo em domicílios, como empregados em clínicas e atuando em seus próprios espaços residenciais para gradualmente cativar clientes e conseguir abrir seu próprio negócio. Isto é algo possível e plenamente satisfatório, pois é o modo mais rentável da profissão.
Mas, e para abrir uma clínica? O primeiro passo com certeza você já sabe, é ter uma boa capacitação no ramo Massoterápico. Tendo isso claro, vamos abordar alguns detalhes dos passos seguintes.
Primeiramente é necessário fazer um planejamento, ou seja, elabore um bom modelo de negócios. Faça um esquema em uma agenda ou no computador e inclua os pontos abaixo. Avalie os custos em cada item.
Como MEI você poderá ter um ajudante e não precisará arcar com impostos, pagará apenas um valor fixo por mês para ter direitos previdenciários.
Além disso, ao cadastrar-se como MEI, você já fica automaticamente incluído no cadastro nacional de pessoas jurídicas e recebe o CNPJ na hora.
Após isso resolvido, basta solicitar alvará de funcionamento na Prefeitura, autorização dos Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Estes órgãos te orientarão a respeito das exigências mínimas na estrutura. No entanto, já te adiantamos que precisará de sala de atendimento, sanitários e pontos de acessibilidade.
Após organizar as questões acima é hora de pensar na arrumação do local. Mesmo sendo em sua casa, organize um espaço agradável, use preferencialmente cores claras, pois suavizam o ambiente e transmitem serenidade.
Você não precisa gastar muito, mas preocupe-se com o design. Uma decoração é importante, mesmo que seja simples. Use plantas, flores, almofadas e tapetes para deixar o espaço agradável.
Não se esqueça de tornar o ambiente mais aconchegante com música ambiente, e se puder climatizar o ambiente, será o ideal.
... [Artigo ainda em construção]