Os Benefícios da Massoterapia são inúmeros e milenares. Pelo tempo de seu surgimento, pode-se dizer que essas técnicas acompanham a própria origem dos tratamentos de saúde.
A massoterapia foi ganhando força e gradativamente se revelando como recurso potente para auxiliar na cura e prevenção de diversas doenças.
É um procedimento que conta com diversas estratégias criadas por povos diferentes, que por sua vez, promoveram toda a variedade que usamos atualmente.
Mas, existem também as técnicas que datam do século XIX e as que surgiram com o crescimento tecnológico da ciência na saúde.
Tanto as pioneiras quanto as atuais exercem um fascínio que encanta. Devido a isso, conhecer os Benefícios da Massoterapia interessa não só aos profissionais da área, mas também aos que buscam novas alternativas de bem-estar físico e mental.
As técnicas massoterápicas são formada por estratégias que visam complementar os tratamentos medicinais comuns.
Por isso, são muito utilizadas como terapia coadjuvante, no cuidado de muitas patologias. Em sua essência, induz a diversas melhoras, já que oferece resultados positivos em muitos problemas de saúde. É eficiente especialmente no relaxamento e bem-estar emocional e psíquico.
Apesar disso, não deve ser utilizada como única forma de cuidado, pois existem determinadas doenças que necessitam de tratamento medicamentoso tradicional ininterrupto.
Entenda, então, que os procedimentos da massoterapia não podem substituir a intervenção médica, nem os remédios comumente receitados, pelo contrário, deve aliar-se a eles.
Assim, antes de buscar uma das técnicas, é essencial a consulta médica, que faz o diagnóstico da patologia. Só então, é aconselhável procurar um dos procedimentos de massoterápicos para auxiliar no processo de cura do problema.
A circulação do sangue pode ser favorecida com os cuidados da Massoterapia. Isso ocorre porque os procedimentos envolvem massagens que promovem vasodilatação, auxiliando o fluxo sanguíneo.
A ação melhora a passagem do sangue pelo corpo, proporcionando maior circulação, e com isso, mais oxigênio e mais nutrientes são recebidos pelas células e órgãos.
Enquanto o corpo está sendo massageado nosso sistema linfático está sendo ativado. Isso faz com que ocorra maior fluidez dos líquidos e este é um fator que reduz o inchaço.
Na parte do corpo que foi aplicada massagem a circulação fica mais ativa e os vasos linfáticos drenados.
A ativação do fluxo de sangue e do sistema linfático são os benefícios mais comuns na drenagem linfática, mas ainda há outros ganhos como redução da celulite e relaxamento.
Tensão muscular e nervosa causada por estresse
Há diferenciação de técnicas massageadoras para cada caso.
Quando ocorre tensão muscular é preciso aplicar procedimentos mais intensos, com maior pressão. E quando o caso é tensão por estresse, aplicam-se técnicas de relaxamento.
Massagens para relaxamento atuam com eficácia nesses casos. Um exemplo é a Massagem relaxante com óleos para tranquilizar.
O Shiatsu também é bastante recomendado para esse problema.
O fato de agir sobre a circulação do sangue, estimulando-a, torna a Massoterapia capaz de auxiliar na cicatrização de lesões. Com melhor fluxo sanguíneo e maior movimentação, mais nutrientes e oxigênio são levados à área lesionada, promovendo melhora do local.
Estes são apenas alguns dos problemas de saúde nos quais a Massoterapia pode ajudar.
Podemos, no entanto, aumentar a lista acrescentando:
Além do citado acima, a Massoterapia também ajuda em tendinites; lesões esportivas; saída de toxinas pelos vasos linfáticos; flexibilidade muscular; elimina o cansaço; controla a pressão arterial; dentre outros...
Muitas pessoas aderem a tratamentos utilizando a Massoterapia porque ela:
A Massoterapia sempre teve, desde seu início, o objetivo principal de harmonizar o funcionamento do organismo humano, reequilibrando o bem-estar físico, mental e emocional.
Esta é a meta básica engajada em todas as variantes da técnica.
Não são poucas as modalidades que, com o passar dos tempos, foram ganhando vida.
No decorrer dos séculos, vários povos foram adaptando estes procedimentos conforme suas crenças, seus princípios, e seu estilo de vida.
Assim, de tempos em tempos nascia uma nova variante da técnica, com estilos diferentes de aplicação.